Portal de Eventos Científicos do IFRR, IV Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
Ensino e aprendizagem da língua espanhola: A importância da música como ferramenta metodológica para acadêmicos do Curso de Letras Espanhol do IFRR.
hartenia dos reis dos reis pequeno

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


Ensino e aprendizagem da língua espanhola: A importância da música como ferramenta metodológica para acadêmicos do Curso de Letras Espanhol do IFRR.

 

Hartenia Farias dos Reis Pequeno_ IFRR

Hartenia@gmail.com

Orientadora: Joseane Souza Cortez

 

 

Introdução

Este trabalho tem por tema ‘‘ensino e aprendizagem da língua espanhola: A importância da música como ferramenta metodológica para acadêmicos do curso de letras espanhol do Instituto federal de Roraima’’, é de grande importância para curso de Letras espanhol pois neste projeto de pesquisa procuramos analisar a música como ferramenta metodológica, onde verificamos que para o processo de ensino e aprendizagem de qualidade temos que ir em buscar de novos conhecimentos, temos que ser futuros professores pesquisadores, com isto acreditamos que o projeto seja relevante para esta instituição de ensino, que tem como missão, forma futuros docentes aptos para realização de um trabalho com eficácia. Este projeto visa expandir a competência comunicativa da língua espanhola, como afirma Almeida Filho (1998, p. 42), a importância do método comunicativo nas aulas, proporciona maior ênfase para a produção de significados do que às formas do sistema gramatical, pois é o que incentiva o aluno a expressar o que precisa ou deseja, ou seja, enfatiza aquilo que tem mais sentido para a vida do aprendiz. Suas atividades de musicalização permitem aos alunos conhecer melhor a si próprio, para desenvolver sua noção de esquema corporal e, também permitir a comunicação com outro, contribuir de maneira facilitadora de descontração, como reforço no desenvolvimento linguístico, psicomotor e efetivo do aluno. Seu desenvolvimento linguístico é a fonte de conhecimento do aluno, onde ele tem a oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que o aluno receba melhor será seu desenvolvimento intelectual. Portanto este estudo cujo objetivo é Verificar se é possível aprender uma língua estrangeira através da música, e tem aprofundado esta temática enquanto crença de que a música dada suas peculiaridades culturais e de informação de um povo, podem efetivamente contribuir para um aprendizado de uma língua de uma forma muito significativa.

 

Metodologia ou Desenvolvimento do Trabalho

Esta pesquisa foi realizada com as seguintes ações metodológicas: pesquisa bibliográfica, leituras e discussões teóricas de maneira a fundamentar a proposta de investigação; pesquisa descritiva, a partir da observação e registros de dados realizados nos momentos de imersão nas aulas de língua espanhola, especificamente na turma do primeiro módulo do Curso de Letras Espanhol do IFRR.

 

Resultados e discussão

 

Como resultados da ação de observação foi possível perceber a relevância da introdução da música no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol, quer pelas características culturais que as letras destas músicas trazem e, que podem ser compreendidas como informações fundamentais, especialmente nas disciplinas de cultura e literatura do Curso, como também a possibilidade de ampliação da ação de oralidade que a música proporciona.

Conclusão

 

A música é uma estratégia muito interessante e pode garantir ludicidade para o aprendizado de uma língua. A música quando bem explorada é facilitadora da imersão do aluno na cultura do País em estudo, e traz um olhar novo do aluno quanto ao respeito á diversidade e os costumes expressos na construção e representação musical.


Texto completo: PDF