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Reflexões sobre o ensino da língua espanhola na escola Cicero Vieira Neto-Pacaraima: um olhar a sobre escola na fronteira
Adriana Alves Alves da silva

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Esta pesquisa, fruto do programa Instituição de Bolsa de Iniciação Cientifica e Tecnológica-PIBICT, tem por objetivo analisar como se dá o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na Escola Estadual Cicero Vieira Neto, localizada no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela. A língua espanhola é bastante disseminada em região de fronteira, já que o sujeito que ali reside está em constante contato com esta língua, utilizando-a, muitas vezes, em suas comunicações diárias. Dessa forma, a pesquisa aqui desenvolvida é de cunho qualitativo, especificamente um estudo de caso. Para tanto, realizou-se investigação bibliográfica com a contribuição de autores como Vygotsky (1999), Brasil (1998), Mello (1999) e outros. Também foi realizada pesquisa de campo in loco, o instrumento de análise dos dados constituiu-se de entrevista semiestruturada. O sujeito da pesquisa foi uma professora de espanhol da escola Cicero Vieira Neto. Os resultados obtidos por essa investigação mostram como são adotas as metodologias em sala de aula e a influência da língua em região de fronteira.  Portanto, o ensino-aprendizagem de espanhol em situação de fronteira se mescla e se envolve com a realidade local, influenciando os indivíduos que ali residem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Espanhol. Fronteira.


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