Portal de Eventos Científicos do IFRR, IV Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
SARAU HISPÁNICO: El arte y la cultura del mundo hispanohablante
Marilda Vinhote Bentes, Saulo Raphael Soares Schunk, Jerusa Soares, Eliana Dias Laurido, Sandra Mendes de Souza Silva, Ricardo Luiz de Souza

Última alteração: 2015-11-15

Resumo


Introdução

O Sarau é uma forma de manifestação artística realizada pelos amantes da arte para divulgar e valorizar os processos de criação e expressão. Assim, caracteriza-se, basicamente, por um grupo de pessoas que se reúne para apresentações artísticas: música, declamação de poemas, teatro, exposição de pinturas e esculturas.

Cabe salientar que o Sarau, no século XVIII, obteve seu auge, que se manteve até o início do século XX. Atualmente, alguns estabelecimentos em grandes centros ainda perpetuam a tradição, porém em menor quantidade que nos séculos anteriores. No contexto escolar, o evento também ganha destaque, com apresentações artísticas produzidas pelos alunos com o apoio dos professores. Entretanto, o título “Sarau” não é muito utilizado, a arte ganha vida em forma de projetos interdisciplinares.

Assim, com intuito de promover um encontro no Instituto Federal de Roraima, no qual, acadêmicos do Curso de Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, professores e amantes da arte socializem suas criações e suas habilidades em representar, seja declamando, cantando, dramatizando ou expondo gêneros distintos, favorecendo um ambiente agradável, cujo desafio é transformar o antigo, abrindo um novo mundo de conhecimento para os participantes, despertando assim, seu “instinto” criativo, tem-se o projeto, ainda em andamento: SARAU HISPÁNICO: El arte y la cultura del mundo hispanohablante.

A finalidade principal do referido projeto é proporcionar um espaço de ensino aprendizagem utilizando o fazer artístico como ferramenta nas diversas formas de se realizar um Sarau. Para tanto, docentes mobilizaram as turmas para criação e exposição de obras artísticas, seja cantada, declamada, dramatizada ou outra manifestação que mostre a Arte como registro cultural da humanidade.

Metodologia ou Desenvolvimento do Trabalho

O presente projeto foi elaborado e está sendo executado no Instituto Federal de Roraima, até a presente data, a partir de mobilizações entre professores e acadêmicos se configurando da seguinte forma:

•   Divulgação para professores e acadêmicos;

•   Identificação dos talentos pelos professores e próprios acadêmicos;

•   Articulação com os participantes;

•   Produção do livreto;

•   Inscrição dos participantes (artistas e expectadores).

Resultados e discussão

O projeto está em sua segunda etapa, ou seja, os acadêmicos estão produzindo suas obras artísticas, suas formas de apresentação e, juntamente com os docentes, organizando toda a culminância. Fato que mostrou envolvimento do grupo docente, discussões e troca de experiência entre acadêmicos e professores em meio a um fazer interdisciplinar e intermodular. Assim, pode-se afirmar que os objetivos traçados no projeto estão sendo alcançados, correspondendo aos princípios teóricos nos termos de Bakhtin (1992), por considerar a visão sócio-interacionista, uma vez que respalda a interação entre os indivíduos nas práticas sociais como meio de transformação constante da língua falada.

Conclusão

Acadêmicos e docentes estão envolvidos em um processo de construção criativa e significativa, por considerar que o SARAU HISPÁNICO: El arte y la cultura del mundo hispanohablante, envolve gêneros distintos e um processo de mobilização das diferentes esferas da atividade humana, socializando o fazer cultural dos envolvidos, propiciando convivência entre acadêmicos, acadêmicos e docentes,  acadêmicos e os textos, expondo, com isso, os talentos que rodeiam a academia.

Texto completo: PDF