Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS COMO FERRAMENTAS PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Rafael Carnauba

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


O desenvolvimento de atividades práticas na área das ciências ambientais é essencial para a formação profissional e cidadã de alunos para que estes possuam conhecimento teórico-práticos, reconheçam as características bióticas e abióticas da região em que estão inseridos e se reconheçam como parte integrante do ambiente em que vivem. Assim, o estudo tem como objetivo desenvolver uma coleção didática de organismos aquáticos e jogos online temáticos e avaliar sua eficiência como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem no estudo da zoologia dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A coleta dos peixes para a coleção didática foi iniciada em julho e irá finalizar em novembro do corrente ano. Os peixes estão sendo coletados em feiras populares e por pescadores, os quais em seguida são acondicionados em recipientes de vidro com álcool 70%. Os recipientes da coleção possuem dois rótulos, um composto com QR code e o outro com informações taxonômicas, sobre a ecologia, como habitat, ambiente coletado, hábitos alimentares, tipo de reprodução e curiosidades. Para identificação dos espécimes estão sendo utilizadas chaves de identificação táxonômica, sendo até o presente momento catalogadas cercas de 25 espécies representantes de diversos grupos taxonômicos como peixes, crustáceos e moluscos aquáticos. As palestras terão duração de 30 minutos e serão apresentadas com o auxílio da coleção didática, possibilitando os alunos a observar de forma presencial a diversidade e as características presentes nos diferentes espécimes. Em seguida, serão formados grupos e os alunos deverão acessar os materiais por meio da leitura de QRcode e realizar as atividades propostas, sendo no final de cada dia de atividade solicitado que os participantes preencham questionário com perguntas relacionadas a percepção de como foi estudar utilizando diferentes coleção didática e TICs

Após a finalização da coleção didática os alunos do curso superior de biologia irão participar de uma aula teórica/prática com o auxílio da coleção didática e dos jogos didáticos e em seguida irão responder um questionário para avaliar a experiencias em utilizar o ambas as ferramentas como auxílio para melhoria do ensino aprendizagem na área de ciências biológicas.


Palavras-chave


Coleção didática; Peixes; Educação