Última alteração: 2022-11-22
Resumo
Ananias Noronha Neto[1], Rodrigo Viana Bezerra[2]
Resumo: O projeto “karatê do norte” visa fomentar a socialização entre crianças e adolescentes, através da prática do karatê estilo Goju-Ryu. A divulgação do projeto e inscrições foram realizadas pelo Google Forms e pelo site do Instituto Federal de Roraima. Diante dessa conjectura foi possível formar um grupo diversificado de participantes. Partindo desse fato, foi realizado testes motores com o objetivo de detectar o nível em que estavam em relação à velocidade e agilidade. A população testada possuía a faixa etária de 6 a 17 anos. Entretanto, pelo não comparecimento de alguns alunos na data da realização do teste, algumas amostras não foram computadas. Para este projeto, foi adotado uma abordagem de pesquisa quantitativa, onde foram selecionados testes motores que avaliassem agilidade e velocidade nas idades escolares dos participantes, após a seleção, os testes foram aplicados no ginásio pedagógico do Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista. Logo os resultados dos testes foram ambíguos, devido ao pouco tempo de treino. Metade da amostra teve um desempenho fraco, enquanto a outra teve um desempenho razoável para muito bom. A partir desse fato sugere-se uma pesquisa de duração mais longa e mais testes que avaliem a capacidade física da amostra. Palavras-chave: Escolares, Karatê, Testes Motores.
Apoio financeiro: Pibaex/IFRR.
[1]Ananias Noronha Neto, graduando pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista, Curso: Licenciatura em Educação Física. E-mail: ananias.noronha.neto@gmail.com
[2] Rodrigo Bezerra Viana, Técnico em assuntos educacionais, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Roraima.