Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
LEITURA COMO FATOR ENRIQUECEDOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BONFIM/RR
Daiane Machado Sa, Sidneia Stephane Souza Soares

Última alteração: 2022-11-16

Resumo


Daiane Machado Sá, Sidneia Stephane Souza Soares


O projeto leitura como fator enriquecedor do processo de alfabetização foi desenvolvido na  Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva, localizada no município de Bonfim/RR. O público alvo foram alunos matriculados no terceiro ano do ensino fundamental com dificuldades acentuadas em leitura e escrita, preferencialmente os de faixa etária entre de 09 (nove) e 10 (dez) anos, limitado a uma quantidade de 10 (dez) discentes. O objetivo do projeto foi instigar, por meio de leituras digitais, o hábito e o prazer de uma boa leitura, assim como melhorar a escrita e a oratória  das crianças. O projeto contou com  02 (dois) encontros semanais, onde cada encontro teve duração média de 1 (uma) hora. A execução do projeto foi dada por meio de leituras curtas, abordando diferentes gêneros textuais, sempre no formato digital através do equipamento DataShow. As oficinas de leitura aconteceram em horário de aula regular, no período matutino.  Antes de cada oficina era feita uma recapitulação das leituras anteriores  para que os alunos pudessem exercitar a mente no que diz respeito ao que foi promulgado nas oficinas anteriores. Após as leituras foram trabalhadas atividades lúdicas, com o uso de materiais impressos coloridos, pintura e escrita em cores. Nestas atividades o foco foi identificação do alfabeto, palavras chave, compreensão e interpretação da leitura realizada, momento no qual eram incentivados a se expressarem verbalmente. Desta forma, dentre os 10 (dez) alunos que participaram do projeto, 4 (quatro) conseguiram melhorar a habilidade de leitura, mesmo que ainda possuam dificuldades na escrita; 6 (seis) alunos conseguem, mesmo com dificuldade, formar palavras de simples grafia. Foi observado que os quatro alunos que tiveram melhor desempenho, tiveram acompanhamento dos pais em seus lares, o que evidencia a relação positiva entre o êxito escolar e a participação da  família. Diante destes resultados, conclui-se que, apesar de algumas dificuldades,  a execução deste projeto foi exitosa.



Palavras-chave


Leitura, Alfabetização, Crianças .