Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
OS BENEFÍCIOS DE UM MATERIAL EM LIBRAS-PORTUGUÊS NO ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Lília Raphaela Silva Pacheco, Adnelson Jati Batista

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


O presente trabalho trata-se de um pré-projeto que tem como tema a educação matemática para alunos surdos, mais especificamente no ensino de conjuntos numéricos do primeiro ano do ensino médio, e como o uso de materiais bilíngues em Libras-Português pode impactar esse ensino de forma positiva. Para isso, nessa parte inicial do projeto, foram feitas leituras e pesquisas a respeito da história da educação para surdos tanto no Brasil como internacionalmente através dos séculos, bem como sobre a utilização de escrita em sinais. Constatou-se, por meio dessa leitura que ainda não há muitas pesquisas, tampouco aplicações dessa escrita em sinais na educação matemática para surdos, o que fortalece a necessidade da pesquisa intendida pelo presente projeto. Dessa forma, estabeleceu-se os objetivos de consultar membros da comunidade surda sobre os sinais específicos, desenvolver o material bilíngue com o conteúdo a ser estudado, elaborar sequências didáticas com base no material, aplicar essas sequências em sala de aula e validar os benefícios do material, a fim de realizar a análise.

Palavras-chave


Educação para surdos; Ensino da matemática; Material bilíngue.