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ENGAJAMENTO NA CARREIRA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA UNIVERSITÁRIOS E RECÉM-FORMADOS
Alexandra Oliveira Rodrigues Marculo, Daniela Maurício Silva da Costa, Enyedja Fabricia Lima Cruz, Honylson Cruz De Souza, Luara Carvalho Ribeiro da Motta

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


A transição universidade-mundo do trabalho é marcada por modificações dos sentimentos de planejamento futuro e de habilidades para inserção laboral. O objetivo deste projeto foi propor uma intervenção em Orientação Profissional e de Carreira, que promovesse reflexões sobre engajamento na carreira, no qual os discentes do último ano de graduação e egressos estabeleceram estratégias para alcançar metas profissionais. O projeto tem sido desenvolvido desde junho, e vai até dezembro de 2022. Foram disponibilizadas 100 vagas a serem preenchidas por alunos graduandos e egressos (recém-formados) do IFRR e grupos comunitários dos cursos em qualquer área de formação. No plano de intervenção, foram organizados encontros virtuais que ocorre quinzenalmente (2h) e coordenadas atividades práticas semanais (2h). Na sala virtual de aprendizagem tem sido disponibilizado atividades, instrumentos avaliativos e demais recursos tecnológicos que permitam trocas entre participantes e a visualização das contribuições individuais e de grupo. As atividades práticas têm contribuído para a efetividade das metas planejadas para o desenvolvimento de comportamentos gerais de engajamento com a carreira, ampliar o autoconhecimento de competências, reconhecer o ambiente profissional, construir estratégias para rede de contatos e recolocação no mercado, além de permitir a reflexão sobre o tempo investido em cada um dos papéis de vida e alcance dos objetivos de carreira. Ao analisar os resultados obtidos até o presente momento através de diálogos e observação dos participantes, é possível afirmar a valorização às atividades práticas, contudo ainda existem resistências, principalmente no exercício de autoavaliação, eles compreendem serem necessários, porém ficam aflitos no momento de compartilhar com os outros participantes os resultados do exercícios. Considerando as resistências observadas, são oferecidas recomendações e dicas para facilitar a realização das atividades propostas visando a autoanalise e plano de melhorias. O presente projeto, do ponto de vista acadêmico/científico, visa reafirma a importância de trabalhos especializados na área de desenvolvimento profissional e de carreira dedicados aos universitários dentro do contexto de formação. Do ponto de vista social, a temática é igualmente relevante e não decorre apenas do crescente quantitativo de pessoas no nível superior, mas também dos índices de desemprego de graduados e evasão de universitários. Assim é que a presente intervenção no âmbito da Orientacão Profissional e de Carreira no contexto do Instituto Federal de Roraima, extensivo a  comunidade, poderá contribuir para a compreensão da disposição comportamental dos indivíduos em fase final de formação, bem como para inserção no mercado de trabalho pós-formação. Além de incentivá-los a identificação e visualização dos papéis e contextos de vida, e em que medida suas ações frente a sua formação implicam no desenvolvimento de suas carreiras. A inserção desta prática no contexto das instituições de ensino superior pode repercutir em consequências positivas para o incentivo à ampliação do engajamento na carreira , bem como, evidenciar como o planejamento e engajamento na carreira podem ser úteis no período de transição universidade-mundo do trabalho.


Palavras-chave


Engajamento; Carreira; Desenvolvimento pessoal e profissional.