Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
CARREIRA ESTUDANTIL: OPORTUNIDADE E POSSIBLIDADE DE INSERÇÃO DE ESTUDANTE NO IFRR/CAMPUS NOVO PARAÍSO.
Nicolas Richard Barroso

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


Entre vários conflitos de escolhas existentes na vida dos adolescentes, apontam-se que os alunos do 9.º ano do ensino fundamental deparam-se com o conflito de escolha entre permanecer em suas escolas de origens (escolas estaduais) ou tentar ingressar no IFRR/Campus Novo Paraíso. Muitos alunos ao pensarem em estudar no IFRR imaginam que o mesmo é uma escola extremamente difícil, podendo impedir a inserção de seus estudos em uma etapa profissional de nível médio. E diante disto o objetivo geral do trabalho foi aproximar os alunos do ensino fundamental ao IFRR a partir da experiência de acadêmicos do Campus Novo Paraíso (CNP), proporcionando confiança em sua escolha estudantil. Para a realização deste trabalho incialmente selecionamos 2 escolas estaduais localizadas na região sul do estado, a escola Estadual Padre Calleri na Vila Novo Paraiso e o colégio Estadual Militarizado Tenente João Azevedo Cruz – CEM XV na Vila Nova Colina. Após isso organizamos materiais como apresentações em slides abordando o que era o IFRR, a sua importância, a rotina estudantil, também algumas atividades que são realizadas na instituição e abordamos experiências de discentes atuantes do IFRR através dos depoimentos de egressos. Após cada material organizado nós dialogamos com os responsáveis das escolas, com o intuito de marcar as apresentações debatendo sobre os espaços, datas e horários devidos das ações que iam ser executadas. Além disso houve a organização de um questionário com o objetivo de levantar dados de adolescentes que tenham intenção de estudar no IFRR. Após todo planejamento realizamos duas visitas nas escolas selecionadas e realizamos as apresentações, nos quais a primeira apresentação se tratava sobre a importância do IFRR e a segunda sobre a rotina estudantil, e cada visita aplicamos o questionário de levantamento de dados. Durante as apresentações utilizamos um diálogo de adolescente para adolescente trabalhando como uma roda de conversa para facilitar a compreensão dos alunos do ensino fundamental atentando a uma maneira mais dinâmica. Além deste dialogo sancionamos algumas dúvidas que foram realizadas pelos estudantes das escolas estaduais. E por fim verificamos os resultados dos questionários para observar se havia mudança na opinião dos estudantes entre: antes das apresentações e depois das apresentações. Como resultados observamos que, mais de 40 alunos do 9° ano das duas escolas já sabem da importância do IFRR/CNP para a Região Sul do estado de Roraima, conhecem os cursos ofertados e também a rotina estudantil do IFRR/CNP. Este trabalho foi de suma importância para os componentes do projeto, mas principalmente para estes estudantes do ensino fundamental, pois uma parte dos mesmos perdem a oportunidade de estudarem numa instituição que dá todo apoio ao estudante com ensino de qualidade por simplesmente terem duvidas, ou, não conhecerem a instituição. O seguinte trabalho auxiliou também o desenvolvimento da posição de fala dos integrantes do projeto em meio ao público contribuindo para eventos futuros onde se faz necessário a fala em público.


Palavras-chave


Inserção; Futuro; Ensino; Educação