Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
GESTÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DE PROBLEMAS DE NARRATIVA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Adnelson Jati Batista, Perolayne Paiva Bandeira

Última alteração: 2022-11-18

Resumo


O resumo apresenta o trabalho de Pesquisa com foco em uma proposta didática que venha contribuir para o ensino de matemática na Educação Básica, em particular, no 1° Ano do Ensino Médio. Neste sentido, utilizamos como aporte metodológico à gestão do ensino e aprendizagem de Função Exponencial, a Resolução de Problemas, a qual exploramos problemas de narrativa. Como estratégia didática utilizamos como problema de narrativa uma fanfic de Harry Potter. Os conceitos matemáticos estavam relacionados com o ensino de Funções Exponenciais e o público alvo foram estudantes matriculados em uma turma do 1° Ano do Ensino Médio, do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-CBV). No que diz respeito ao produto educacional utilizado na execução da pesquisa, foi elaborada em conjunto com o Professor Adnelson (2021), Harry Potter e a Floresta Proibida. A fanfic visa trabalhar o tipo de problema conhecido na literatura como Problemas-Narrativa (Silva, 2003). Para melhor transparência, o objeto de pesquisa, em prol de uma melhor qualidade no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, relaciona a tendência matemática “Resolução de Problemas”, a fanfic “Harry Potter e Floresta Proibida” como material motivador, os conceitos pertinentes ao ensino de “Função Exponencial” e, como participantes da pesquisa, os estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio. Ele foi escolhido em razão do interesse que apresenta, sob vários pontos de vista, reflexões educacionais como: contribuições de recursos de fanfic no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos à adolescente em fase escolar, com a intenção de colaborar com uma melhor envolvimento dos conceitos, interpretação e criatividade de solução; o valor educacional e cultural da fanfic Harry Potter e a Floresta Proibida como material motivador ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, proporcionando engajamento dos estudantes; práticas pedagógicas com recursos ligados a leitura de fanfics, pois a tendência de se interessar por algo aumenta, se unido com algo que já é popular no seu meio, como a Saga de Harry Potter, o que acaba por potencializar o ensino de conceitos matemáticos entre adolescentes e; pesquisas científicas, de cunho educacional, tornam compreensíveis, pelos educadores. É com esse plano de fundo que estamos vislumbrando trabalhar a criatividade dos estudantes, em aspectos de concentração, aplicação, ensino e aprendizagem de matemática a partir da fanfic Harry Potter e a Floresta Proibida como material motivador, a fim de servir de estímulo para o desenvolvimento da prática pedagógica com os estudantes do Ensino Médio, no que tange ao ensino e aprendizagem de Função Exponencial.

Palavras-chave


Resolução de Problemas, Educação Matemática, Função Exponencial, Problemas de Narrativa.