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COMO TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS NOS CURSOS DO CAMPUS AMAJARI
Anna Carvalho Abud, ANA MARIA ALVES DE SOUZA

Última alteração: 2022-11-16

Resumo


O Projeto "Como trabalhar os Gêneros Textuais Acadêmicos nos Cursos do Campus Amajari" surgiu a partir de uma inquietação relacionada ao tipo e nível de produção textual apresentada pelos alunos do Campus Amajari. Entende-se que uma escrita acadêmica requer a atenção para alguns critérios característicos do gênero textual produzido, porém o problema maior vem da falta de conhecimento do gênero ou mesmo de um nível insatisfatório de leitura e escrita. Embora o problema seja em todas as etapas da educação, a preocupação maior está no baixo domínio da leitura e da escrita que os alunos alcançam ao longo do ensino fundamental, causando prejuízos nas etapas futuras: ensino médio e ensino superior. A partir dessa realidade problemática, este Projeto realizou a aplicação de questionário (aberto e fechado) a fim de identificar que tipos de dificuldades os alunos apresentam quanto ao conhecimento da escrita acadêmica. Após a obtenção dos dados, percebeu-se que não somente a escrita acadêmica, mas a base de leitura e escrita estava comprometida, pois os respondentes apontaram como principais fatores de tais dificuldades o desinteresse pela leitura acadêmica e literária, que posteriormente implica no desenvolvimento de uma escrita adequada. Salienta-se que na ideia inicial deste Projeto um dos objetivos era trabalhar oficinas de técnicas de produção textual de alguns gêneros, como resenha, resumo, fichamento, artigo científico, entre outros. Entretanto, até o momento da execução deste Projeto, as oficinas não puderam ser trabalhadas. Diante dos dados analisados, notou-se quão fundamental é o trabalho com a leitura e a escrita, pois os resultados mostraram que o estudante não sabe diferenciar os gêneros textuais, e por vezes não consegue iniciar um texto acadêmico. Portanto, projetos como este precisam fazer parte das atividades curriculares, pois além de promover uma troca de saberes entre discente extensionista e discentes participantes, aprimora também nos alunos envolvidos a prática da escrita acadêmica.


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