Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
MARKETING DIGITAL: DISSEMINANDO E APRENDENDO
Amanda Batista de Souza, Mateus Monteiro Duarte, Natália Silva Rodrigues

Última alteração: 2022-11-21

Resumo


Estamos na era da tecnologia, internet e da disseminação de informações cada vez mais acessíveis e rápidas por meio das redes sociais e outros portais de notícias, porém, em muitos casos, as informações que circulam cooperam para inflamar problemas relacionados a preconceito e discriminação, através de exposições de opiniões intolerantes e propagação de notícias falsas, desta forma, utilizando os meios de comunicação digitais (sites, redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok) não como recurso para acesso a informação, a interatividade, busca por conhecimento, a empregabilidade ou profissionalização, mas sim, para diminuir a imagem de pessoas ou grupos com informações inverídicas e preconceituosas. O projeto Marketing digital: disseminando e aprendendo, tem mostrado que as redes sociais digitais podem ser utilizadas para educação e conscientização. Por meio de oficinas presenciais e on-line, os cursistas tem se deparado com direcionamentos teóricos e práticos, a partir dos conhecimentos sobre meios digitais de comunicação, noções sobre empreendedorismo, o uso das redes sociais digitais (Intagram, Facebook e TikTok), identidade visual, elaboração de materiais diversos para divulgação, design, fotografias, social media, estratégias de marketing, posicionamento publicitário de empreendimentos e demais conteúdos que se vinculam ao marketing de forma a desmistificar preconceitos, discriminação e a propagação de desinformações. Com todas as ações realizadas até o momento, os participantes do projeto conseguiram debater conceitos, apresentar novos conhecimentos, divulgar seus posicionamentos e atitudes por meio do marketing e de outras técnicas para divulgação nas mídias sociais. Portanto, ferramentas poderosas e úteis como a internet e as redes sociais digitais são essenciais expor seus pensamentos e ideias para disseminar o respeito, compreensão e responsabilidade social.

Palavras-chave


Marketing, Preconceito, Redes sociais, Respeito.