Última alteração: 2022-11-20
Resumo
Eliana da Silva Coêlho Mendonça1, Alex Silva dos Santos2 , Marco José Mendonça de souza3
Resumo: Com o início da pandemia do COVID-19, em fevereiro de 2020, foi imposto como medida de segurança para toda a população, o isolamento social, com isso, as crianças tiveram que ficar em casa, restritas a um ambiente menor, sem contato com a natureza, propício a pouca ou nenhuma prática de atividades físicas lúdicas que estimulassem o seu desenvolvimento motor. Este estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento motor e sua relação com o estilo de vida e o nível de conexão com a natureza de crianças de 6 a 9 anos do município de Boa Vista/RR.Caracteriza-se como uma pesquisa básica, descritiva e de corte transversal. A amostra será composta por 10 crianças com idade entre 6 e 7 anos e 10 crianças com idade entre 8 e 9 anos. Como instrumentos deste estudo, será utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor-EDM, proposta por Rosa Neto (2002), para mensurar o desenvolvimento motor das crianças, o Questionário de Estilo de Vida para crianças e adolescentes – EVIA e para analisar a conexão com a natureza, será utilizado o Questionário Crianças e Meio Ambiente, que contém questões relacionadas ao fator de experimentação que eles têm da natureza, de autoria do pesquisador Ventura (2015), e a Escala de Inclusão da Natureza no Self (Inclusion of Nature in Self Scale – INS) de Schultz (2002). Esta pesquisa visa o desenvolvimento de dados para dar uma resposta a sociedade sobre o atual perfil do desenvolvimento motor, o estilo de vida e a conexão com a natureza de crianças, principalmente após o isolamento social, onde as crianças passaram muito tempo em ambientes fechados, longe da interação social e com o meio ambiente.
Palavras-chave: Desempenho motor; meio ambiente; psicomotricidade, Estilo de vida.