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ÉTICA E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS
Douglas Pereira da Costa, Flávia de Souza Esteves, Anderson Pereira Lino

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


As noções de ética e de cidadania ocupam lugar de destaque no desenvolvimento do ser humano, tanto para a convivência social quanto para o exercício profissional. Quando se considera as juventudes que se encontram em formação profissional técnica de nível médio, a importância dessas noções é amplificada, pois objetiva-se a formação integral desses estudantes, articulando a preparação para o exercício das profissões técnicas com os princípios do Ensino Médio. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar os termos “ética” e “cidadania” contidos nos planos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Amajari (CAM/IFRR), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo documental realizada em cada Plano de Curso (PC) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do CAM/IFRR: Aquicultura (PC-AQUI), Agropecuária (PC-AGRO) e Agropecuária em Regime de Alternância (PC-AGRO-ALT). Nos documentos oficiais, buscou-se os termos “ética”, “cidadania” e respectivas variações (éticas, ético, éticos, cidadã, cidadão, cidadãos). Após a identificação dos termos, foi realizada a Análise de Discurso com base nos trechos que os continham. Os resultados da busca apontaram as seguintes frequências: PC-AQUI: ética (n=11) e cidadania (n=3); PC-AGRO: ética (n=4) e cidadania (n=4); PC-AGRO-ALT: ética (n=10) e cidadania (n=5). A presença dos termos é mais frequente na seção de objetivos dos PCs, indicando a pretensão de formarem profissionais com valores éticos e para o exercício da cidadania. O perfil profissional do egresso prevê uma atuação profissional cidadã dos jovens estudantes. Nas seções destinadas ao currículo, o desenvolvimento do cidadão ético está associado a componentes curriculares da base comum: Língua Portuguesa (competência/habilidade do estudante ser ético/a na produção de relatórios técnicos), Filosofia (base tecnológica Teoria do Conhecimento e Ética) e Sociologia (referência do livro “Ética, Cultura e Educação”, de Edgar Morin). Observa-se ainda orientações de avaliações das aprendizagens que considerem os valores morais e éticos e a indicação de que o estágio curricular deve contribuir para a formação profissional ética. A partir dos achados, considera-se que os PCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do CAM/IFRR sinalizam pretensões/objetivos de formar jovens profissionais com valores éticos e de cidadania, mas com tímida presença na organização curricular e sem orientações metodológicas que contribuam para o alcance dessa finalidade. Dessa forma, sugere-se atualizações que proponham propostas didático-pedagógicas específicas para tais fins e correlacionem os componentes curriculares específicos da área técnica com os termos pesquisados.


Palavras-chave


Cidadania; Ética; Ética profissional; Formação cidadã; Jovens