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MUSICALIZANDO: OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INTER-APRENDIZAGENS MUSICAIS
Yunã Lurie Araújo Passos, Polyanni Dallara Dantas Oliveira, Brainer William Cruz dos Santos, Marcela dos Santos Sá, Jucimar Cerqueira dos Santos

Última alteração: 2022-11-17

Resumo


Além de a musicalização possibilitar a expressão, interação e comunicação entre os povos desde o início da formação de antigas sociedades, ela é uma poderosa e relevante aliada do educador (a) no processo de ensino/aprendizagem, assumindo um papel fundamental terapêutico e formativo no âmbito escolar. Com a criação do Núcleo de Arte, Cultura e Esportes – NACE no Campus Novo Paraíso, realizou-se um levantamento entre os discentes e servidores, a fim de conhecer o perfil desse público e seu interesse em música, onde foi constatado que, de 88 estudantes, 71,2% cantavam, tocavam instrumentos musicais ou gostariam de aprender. Este projeto tem como objetivo principal promover oficinas de canto e instrumentos musicais (violão e percussão) para os estudantes e servidores do Campus, e abrange, atualmente, 44 participantes. As oficinas estão sendo conduzidas pelo NACE e os professores responsáveis, estão sendo ofertadas três oficinas: Violão, Canto e Percussão. Os encontros acontecem semanalmente, com duração de 1 hora por dia, e são utilizados os instrumentos da instituição, dos estudantes e hoje também, os equipamentos de som adquiridos pelo projeto. Inicialmente foram ministradas aulas sobre teoria musical para todos os participantes e depois dividimos os estudantes por oficinas, conforme inscrição. A metodologia das aulas se dá a partir de experiências decoloniais com o saber, pois a troca de saber entre professor e aluno é fundamental nesse processo, é o diálogo em que a construção do saber parte dos dois lados. Percebemos o comprometimento dos estudantes e servidores com a pontualidade e frequência, até mesmo nas aulas de teorias musicais. Os estudantes são muito participativos e curiosos, algo que ajuda os ministrantes, já que a maioria tem a vontade de aprender e conhecer as técnicas de canto e instrumentalização. Além disso, o projeto Musicalizando permite o ensino e o aprendizado na experiência prática e viva do aprender fazendo, e não apenas, na observação e na teoria, já que o saber se dar na experiência do brincar. Nas oficinas de percussão, por exemplo, foram utilizadas práticas de musicalização corporal, brincadeiras e uso de onomatopeias no aprendizado das levadas dos instrumentos. Depois que os alunos internalizavam a melodia dos toques, reproduziam nos instrumentos.

Palavras-chave


Canto, Ensino-aprendizagem, Instrumentalização, Música, Oficinas.