Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
O USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELACIONADOS À TRIGONOMETRIA
Gládiston Lopes Alves, Adnelson Jati Batista

Última alteração: 2022-11-20

Resumo


Esse trabalho foi desenvolvido com a intenção de avaliar as potencialidades do uso da Realidade Aumentada para o ensino e aprendizagem de trigonometria utilizando teorias e tendências elaboradas por diversos estudiosos. Cujo, o mesmo tem o objetivo de colaborar com as práticas de ensino utilizando a Realidade Aumentada na educação matemática, buscando com isso trazer a sala de aula quesitos que interferissem e alterassem de forma positiva na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi elaborado um material no Geogebra 3D para que os alunos por meio da realidade aumentada pudessem explorar essa tecnologia. Com isso, o intuito foi desmitificar o conteúdo abstrato e fazer com que tivessem algo manipulável, junto com sua capacidade de introduzir curiosidade e de proporcionar ambientes virtuais aptos a trabalhar quesitos como raciocínio lógico, cálculo mental, conceitos de trigonometria, entre outros, entendendo que esses aspectos são importantes para estimular a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em vista disso, foram criadas questões contextualizadas que pudessem explorar os conceitos de trigonometria e que poderiam estar presentes no cotidiano dos alunos de modo a facilitar a compreensão e estimular a participação dos mesmos. Desse modo, após explicação do conteúdo foi entregue uma folha com as questões contextualizas e ao lado de cada questão um Qr-Code que direciona para a Realidade Aumentada no Geogebra 3D que permite ao aluno observar e manusear o cenário em que se encontra o problema a ser resolvido na questão podendo assim, o aluno colocar seus conhecimentos matemáticos em prática tendo oportunidade em sair abstrato e projetar o cenário virtual no ambiente real. Contudo, a utilização da Realidade Aumentada contribui de forma significativa para o aprendizado e resoluções de questões. Além de tornar a aula atrativa e diferenciada por ser algo inovador e dinâmico.