Portal de Eventos Científicos do IFRR, X Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR

Tamanho da fonte: 
CNP CONECTANDO NOVAS POSSIBILIDADES
Cassiano Henrique Monteiro Corrêa Ramos

Última alteração: 2022-11-21

Resumo


Esse projeto visa criar um canal do YouTube para os alunos disponibilizarem vídeos educativos e poderem assim levar o conhecimento às mais distantes regiões, expandindo assim as fronteiras físicas do IFRR – Campus Novo Paraíso. Buscamos também permitir uma comunicação (através de vídeos) que os alunos se sintam mais confortáveis, podendo com isso contribuir com os conteúdos abordados pelo professor na sala-de-aula e nos livros didáticos. Também é sabido que as profissões oriundas desse mundo digital estão cada vez tendo mais importância no mundo atual, buscamos também permitir aos alunos extensionistas conhecer a possibilidade do uso das TICs como ferramenta acadêmica e mesmo profissional. Foram criados 5 vídeos, em forma de série, onde uma aluna principal buscava ajudar os colegas a resolverem situações reais com o uso da matemática estudada em sala-de-aula. Como o livro base do projeto foi o Manual do uso do Teodolito nas aulas de Matemática, os vídeos, em sua maioria, utilizaram o teodolito como ferramenta de apoio. Os assuntos abordados foram: razões trigonométricas, comprimento da circunferência, semelhança de triângulos, lei dos cossenos e teorema de Pitágoras. Outra abordagem metodológica foi fazer músicas das fórmulas utilizadas, buscando assim uma melhor absorção das mesmas pelo público, as composições e arranjos são autorais. Foi criado um logotipo do projeto, um e-mail cnp.novaspossibilidade@gmail.com, uma conta no Instagram e o canal do Youtube, todos administrados pelos alunos, também foi adquirido uma licença anual do aplicativo MOVAVI para edição dos vídeos. A avaliação do projeto pelo público se deu por comentários no próprio YouTube. Todas as etapas do projeto foram desenvolvidas pelos alunos bolsistas, voluntários e convidados, além dos orientadores.

Palavras-chave


Contextualização; TICs; Matemática; Teodolito