Última alteração: 2014-07-07
Resumo
Neste artigo pretende-se apresentar a visão dos professores/tutores de cursos ofertados no IFRR, na modalidade EAD, a respeito das nuances que perpassam o ensino a distância, desde suas concepções sobre a EAD, passando pela avaliação das políticas públicas direcionadas a essa modalidade de ensino, incluindo reflexões sobre as práticas pedagógicas que adotam com o intuito de promover a aprendizagem pelos alunos. A pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos da abordagem qualitativa. Percebeu-se que os professores e/ou tutores dos cursos a distância do IFRR possuem percepções semelhantes em relação a EAD. Os resultados apontam a necessidade de o professor/tutor desenvolver a capacidade de montar em sua mente um cenário da virtualização do processo, consciente de que as estratégias de ensino na EAD nem sempre coincidem com as usadas na modalidade presencial.
Palavras-chave: Educação a Distância, práticas pedagógicas, inovação.
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