Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

Tamanho da fonte: 
Percepção dos professores do IFRR sobre educação a distância
Nataly Nunes Ferreira, Stephanie Caroline da Rocha Mesquita, Raimunda Maria Rodrigues Santos

Última alteração: 2014-07-07

Resumo


Neste artigo pretende-se apresentar a visão dos professores/tutores de cursos ofertados no IFRR, na modalidade EAD, a respeito das nuances que perpassam o ensino a distância, desde suas concepções sobre a EAD, passando pela avaliação das políticas públicas direcionadas a essa modalidade de ensino, incluindo reflexões sobre as práticas pedagógicas que adotam com o intuito de promover a aprendizagem pelos alunos. A pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos da abordagem qualitativa. Percebeu-se que os professores e/ou tutores dos cursos a distância do IFRR possuem percepções semelhantes em relação a EAD. Os resultados apontam a necessidade de o professor/tutor desenvolver a capacidade de montar em sua mente um cenário da virtualização do processo, consciente de que as estratégias de ensino na EAD nem sempre coincidem com as usadas na modalidade presencial.

Palavras-chave: Educação a Distância, práticas pedagógicas, inovação.


Referências


BRUNO, Adriana R.; LEMGRUBER, Márcio S. Docência na educação online: professorar e (ou) tutorar? In: Tem professor na rede. BRUNO, Adriana R. ... [et al.]. Juiz de Fora, MG, UFJF, 2010.

GARCIA, P. S. ; MALACARNE, V. . Educação a distancia no Brasil: a visão de um grupo de professores. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1-12, 2014

GUAREZI, R. C. M; MATOS, M. M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009.

HAGUENAUER, Cristina. Metodologias e estratégias na Educação a Distância. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/portfolio/at/4%20EAD%20metodologias.pdf.> Acesso em: 25 abril 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA... Plano de Desenvolvimento Institucional, 2009. Disponível em: <pdi_ifrr_2009_completo_26_junior.pdf> - Acesso em: 04 abril 2014.

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Manual de Metodologia da pesquisa no direito. 3 ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.