Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

Tamanho da fonte: 
LITERATURA HISPANO-AMERICANA: O ENSINO DE LÍNGUA E O REALISMO MÁGICO
Solano da Silva Guerreiro, Rainor Paulo de Souza Santos

Última alteração: 2014-07-21

Resumo


Trabalho resultante de um projeto da disciplina de prática curricular, que teve por finalidade ampliar o conhecimento na língua espanhola através da literatura hispano-americana. Por estarmos inseridos em uma região de tríplice fronteira, resolveu-se trabalhar com um projeto que envolvesse a literatura em língua hispânica e o ensino da língua espanhola, mediada pela literatura. As atividades do projeto foram desenvolvidas no espaço do Instituto de Natureza e Cultura – corredores e auditório – e nos espaços de uma escola da rede pública estadual, escola Imaculada Conceição do município de Benjamin Constant/ AM – corredores e auditório. Durante a execução do projeto, que ocorreu no Centro de Convivência do INC, houve a exposição do painel, nesta tivemos a participação de alunos dos diversos cursos do Instituto e em especial dos discentes do curso de Letras. Outro espaço da exposição do projeto foi na Escola Estadual Imaculada Conceição, tendo como objetivo expor os alunos à língua e ao Realismo Mágico. Para embasar nosso trabalho utilizamos Fernanda Mota (2009), visto que para ela à prática de ensino de língua estrangeira concerne o campo do saber literário. Outros importantes autores utilizados foram: Martinez Salles (2004). Albaladejo (2007), etc.

Palavras-chave: literatura, ensino, língua.


Referências


ALBALADEJO GARCÍA, María Dolores. Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. Marco ELE: Revista de didáctica, Nº. 5, 2007. Disponível em: <http://www.marcoele.com/num/5/02e3c099fc0b38904/albaladejo.pdf>. Acesso em: 28 de novembro. 2013 as 16.15 h.

 

MOTA, Fernanda. Literatura e(m) ensino de língua estrangeira. Revista Folio, vol. 2, n.1. Janeiro./jun.2010: disponível em < http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/view/39 > acessado, 19 de novembro de 2013, as 11h45m.

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.