Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

Tamanho da fonte: 
LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE BOA VISTA – RR
Klayton Oliveira de Araújo

Última alteração: 2014-08-14

Resumo


Este artigo apresenta os resultados parciais de um projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), através do Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) que tem como tema o uso de atividades lúdicas no ensino de espanhol como língua estrangeira no ensino fundamental. Por se tratar de uma etapa exploratória, foram selecionados nove professores da rede estadual de ensino com os quais realizamos uma entrevista semiestruturada, contendo indagações a respeito do conceito de ludicidade, sua importância para o processo de ensino e aprendizagem; de modo que se pudesse conhecer a visão do educador em relação ao uso de atividades lúdicas no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. Os resultados apontam que os professores se deparam com mudanças contínuas no processo educativo, adotando, por isso, estratégias e recursos inovadores que lhes permitam criar mecanismos que despertam e/ou mantém a atenção, a curiosidade e a vontade de aprender no estudante, dentre os quais os jogos, dinâmicas e atividades recreativas, sem perder de vista o objetivo central de sua ação pedagógica: o ensino de língua estrangeira.


Referências


ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

ANDRADE, O. G; SANCHES, G. M. M. B. Aprendendo com o Lúdico. In: O Desafio das Letras, 2., 2004, Rolândia, Anais... Rolândia: FACCAR, 2005. ISSN: 1808-2548.

ANTUNES, C. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

ARAÚJO, Lidiane Cristina. O Lúdico no Ensino/Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011, 81 p. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4199/1/ulfl096189_tm.pdf>. Acesso em: 8 abr 2014.

CHAGURI, Jonathas de Paula.  O Ensino do Espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros. Revista X,  v. 2, 2009. Disponível em: < ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/ download/.../11247>. Acesso em: 8 abr 2014.

DINELLO, R. El Derecho al Juego. Buenos Aires: Nordan Comunidad, 1982.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed., São Paulo: Atlas, 2002.

KISHIMOTO, T. M. Bruner. Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópoles RJ: Vozes, 2012.

NUNES, Ana R. S. C. de Abreu. O Lúdico na aquisição da segunda língua. (2004) Uniandrade: Curitiba. Disponível em: <http://www.linguaestrangeira.pro.br>. Acesso em: 08 abr 2014.

SANTOS, Santa Marli Pires. Educação, arte e jogo. Petrópolis: Vozes, 2006.

____________. A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.

____________. O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 1997.

TEIXEIRA, C.E.J. A Ludicidade na Escola. São Paulo: LOYOLA, 1995.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação - o Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo. São Paulo: Atlas, 2007.

VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.

VIGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad.: Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone – Editora da Universidade de São Paulo, 1998.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.