Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

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Percepções de Professores de Escolas da Rede Estadual de Ensino da Cidade de Boa Vista sobre a Organização do Espaço Educativo em Salas-ambiente
cintya lopes do rosario, Raimunda Maria Rodrigues Santos

Última alteração: 2014-08-14

Resumo


Este artigo insere-se na linha de estudos sobre práticas pedagógicas.Versa a respeito das percepções de professores da rede estadual de ensino sobrea funcionalidade de salas-ambiente como espaço diferenciado e favorável para aprática docente e aprendizagem significativa para os estudantes, partindo dopressuposto de que a organização do espaço escolar constitui-se fator queinfluencia consideravelmente no processo educativo. A pesquisa, por seusobjetivos, configura-se como de caráter exploratório. Além disso, recorreu-seaos parâmetros da pesquisa de campo e da bibliográfica. Como instrumento decoleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, por atender aospropósitos delineados no projeto de pesquisa. Foram ouvidos dez professores dediferentes componentes curriculares de quatro escolas de Ensino Fundamental,localizadas na cidade de Boa Vista. A análise pautou-se nos princípios dapesquisa qualitativa, selecionando-se as falas representativas do trabalhodesenvolvido nas escolas. Os resultados evidenciaram que assalas-ambiente/temáticas são espaços em que, somando-se as condições de infraestrutura física àespacial, é possível desenvolverem-se práticas pedagógicas alicerçadas nainteração entre os atores sociais envolvidos no processo de ensino/aprendizagem,podendo se tornar espaços de formação profissional e humana em sintonia com asdemandas socioeconômicas e culturais da sociedade contemporânea.

Referências


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