Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

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O fenômeno do bilinguismo na comunidade Pemón de Kumarakapay: imersão no processo de ensino-aprendizagem cultural e bilíngue
Daniele Oliveira André Magalhães, Maria da Silva Lima, Joseane de Souza Cortez

Última alteração: 2014-07-28

Resumo


O bilinguismo é um fenômeno mundial crescente. Cada vez mais pessoas buscam aprender um novo idioma em conjunto com a língua materna, porém, algumas comunidades, apesar de sofrer influência da globalização, buscam preservar sua língua nativa. É o caso da comunidade Pemón Kumarakapay, localizada no município Gran Sabana, no sudeste do estado Bolívar, na Venezuela, formada em sua maioria por índios da etnia Taurepan e Aurepuna, estas pessoas seguem mantendo firme sua tradição linguística. Sendo assim, o presente artigo é resultado de pesquisas intermediárias, realizadas através do projeto PIBICT/IFRR: o ensino de espanhol nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar para a alfabetização bilíngue, cuja ação de imersão foi realizada através de visita técnica nesta região para estudos sobre o bilinguismo existente, a aquisição linguística em espanhol e a análise de como é possível ensinar a língua Pemón enquanto língua tradicional em conjunto com a língua oficial do País, o espanhol. Esta pesquisa se caracteriza como sendo de campo, bibliográfica e etnográfica onde a partir da leitura, observação e anotação in lócus, foi realizada a análise e interpretação dos dados coletados que nesta imersão focaram para os conceitos de língua, cultura, folclore e relação social deste grupo. A relevância deste estudo está em fomentar novas pesquisas no âmbito da educação bilíngue, um campo novo e crescente, além de também favorecer os estudos sociolinguísticos em ambiente de fronteira, no nosso caso Brasil/Venezuela numa perspectiva de formação reflexiva do futuro professor de língua espanhola.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bilinguismo; Língua Pemón; Cultura;

 


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