Última alteração: 2014-08-06
Resumo
Leiciana de Souza da Silva
Maria de Lourdes Pimentel Diniz
Joseane de Souza Cortez
IFRR- Campus Boa Vista
Leiciana_souza@hotmail.com
lurdespimentel15@hotmail.com
Os materiais didáticos são ferramentas mediadoras entre o professor e o aluno e podem cumprir funções específicas também no ensino de língua espanhola, dependendo de suas características e das formas pelas quais eles participam da produção das aulas. Diante desta temática, o objetivo desta investigação é desenvolver um estudo sobre a utilização e compreensão do uso dos materiais didáticos como contribuição ao processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira, que tem como prioridade o estudo teórico sobre os materiais didáticos. Como ação primeira será elaborado e aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicando aos professores da instituição escolhida, tendo como foco o propósito de traçar um diagnóstico conceitual a respeito da compreensão didático-metodológica do uso dos materiais didáticos no ensino que L.E, e diante deste resultado conduzem-nos a pensar um pouco mais sobre o cotidiano da instituição; se o material didático é inovador no olhar do docente; se há incentivo e reflexões a cerca de sua importância enquanto estratégia didática por parte da coordenação. Neste sentido a relevância deste estudo teórico-prático a respeito do uso dos materiais didáticos poderá possibilitar um novo olhar e a necessidade de ressignificação do cotidiano, valendo-se desses recursos de forma mais reflexiva, interventiva e motivadora.
PALAVRAS-CHAVE: Material didático, conhecimento, mediação