Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

Tamanho da fonte: 
A importância dos materiais didáticos de L.E como ferramenta metodológica do fazer pedagógico do professor de educação básica
Maria Pimentel Diniz, Leiciana de Souza da Silva

Última alteração: 2014-08-06

Resumo


Leiciana de Souza da Silva

Maria de Lourdes Pimentel Diniz

Joseane de Souza Cortez

IFRR- Campus Boa Vista

Leiciana_souza@hotmail.com

lurdespimentel15@hotmail.com

 

Os materiais didáticos são ferramentas mediadoras entre o professor e o aluno e podem cumprir funções específicas também no ensino de língua espanhola, dependendo de suas características e das formas pelas quais eles participam da produção das aulas. Diante desta temática, o objetivo desta investigação é desenvolver um estudo sobre a utilização e compreensão do uso dos materiais didáticos como contribuição ao processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira, que tem como prioridade o estudo teórico sobre os materiais didáticos. Como ação primeira será elaborado e aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicando aos professores da instituição escolhida, tendo como foco o propósito de traçar um diagnóstico conceitual a respeito da compreensão didático-metodológica do uso dos materiais didáticos no ensino que L.E, e diante deste resultado conduzem-nos a pensar um pouco mais sobre o cotidiano da instituição; se o material didático é inovador no olhar do docente; se há  incentivo e reflexões a cerca de sua importância enquanto estratégia didática por parte da coordenação. Neste sentido a relevância deste estudo teórico-prático a respeito do uso dos materiais didáticos poderá possibilitar um novo olhar e a necessidade de ressignificação do cotidiano, valendo-se desses recursos de forma mais reflexiva, interventiva e motivadora.

 

PALAVRAS-CHAVE: Material didático, conhecimento, mediação

 

 

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.