Portal de Eventos Científicos do IFRR, VII ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: EL ALUMNO COMO PROTAGONISTA

Tamanho da fonte: 
Dança através dos ritmos caribenhos como instrumento motivacional para a aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira
Douglas Rafael Cavalcante da Silva

Última alteração: 2014-08-06

Resumo


RESUMO

A dança representa hoje uma expressão do mundo contemporâneo que no contexto pedagógico poderá se tornar uma ferramenta inovadora. Visando uma situação problema propomos investigar a forma em que a dança através dos ritmos caribenhos poderá contribuir como instrumento motivacional para a aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira. O objetivo é desenvolver práticas de ensino de espanhol como língua estrangeira tendo como ferramenta, a dança através dos ritmos caribenhos, destinados aos discentes do Curso de Letras Espanhol e Literatura e Literatura Hispânica do Instituto Federal de Roraima, como também a pessoas da comunidade em geral. O trabalho é recorrido de autores das áreas da cultura, dança e de educação que definem a inovação didática como ação motivadora do ensino aprendizado. Para os resultados foram utilizadas as seguintes ferramentas: o curso de extensão como ação prática de evolução e registro da proposta. Mediante o processo desenvolvido destaca-se a relevância deste estudo como experiência concreta e significativa de aprendizagens relacionados a cultura que tem a dança como ação motivadora.

PALAVRAS – CHAVE: Dança. Língua Espanhola. Motivação. Curso de Extenção. Ritmo caribenho.


Referências


BYRAM, M., FLEMMING, A.,(eds.) (2001), Perspectivas interculturales en el aprendizaje de idiomas, Madrid, CUP.

FERREIRA, Vanja. Dança escolar: Um novo ritmo para a educação física. – Rio de Janeiro: Sprit, 2005.

DENYS, MYRIAM; MATAS PLA, MONTSERRAT (2002) Entrecruzar culturas: Competencia intercultural y estratégias didácticas. Bruselas: DeBoeck&Duculot.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.