Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Sobre o evento

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/ IFRR Campus Boa Vista) pretende promover, por meio da I Semana da Negritude do IFRR, o debate a respeito da diversidade no ambiente educacional, possibilitando a seus participantes conhecimentos acerca dessa problemática, elevando assim a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no IFRR.

O NEAB/IFRR Campus Boa Vista tem como foco o ensino, a pesquisa e a extensão na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afrodescendentes, bem como na área dos estudos da História Africana e Cultura Afro-Brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/03, complementada pela Lei nº 11.645/08.

O papel dos NEABs é definido em legislação própria, a partir do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Desta forma, cabe ao núcleo criar, implementar e apoiar o Dia da Consciência Negra no calendário oficial do IFRR Campus Boa Vista como forma de valorizar as culturas africanas e afro-brasileiras em seus diferentes aspectos. Nesse sentido, projetou-se um evento de cunho interdisciplinar, com duração de cinco dias, e que contemplasse as diversas temáticas que incidem sobre a população afrodescendente, a saber: saúde, educação, cultura e lazer, esporte, garantia de direitos, entre outros.

O intuito é o de qualificar a formação acadêmica e a atuação profissional de modo a contribuir para a sistematização e socialização dos saberes das matrizes étnico-culturais que constituíram este país, mas, ao longo da história foram relegados a uma posição de invisibilidade ou de negação de sua identidade e cultura.

Dialogando com a percepção de identidade presente no ideário pedagógico, geralmente atravessada pelo racismo, machismo, visões homofóbicas e formas correlatas de discriminação, com vistas a oferecer subsídios para que a comunidade escolar possa refletir sobre sua prática e aprimorá-la com base em novas atividades de ensino e aprendizagem, bem como possibilitar ao IFRR Campus Boa Vista a institucionalização e o fortalecimento de práticas educativas dialógicas no espaço acadêmico.